A convite da Faculdade América, o Sindirochas participou da VI Semana de Arquitetura 2022, que aconteceu entre os dias 24 e 28 de outubro, em Cachoeiro de Itapemirim. No dia 27 de outubro, o diretor executivo da entidade, Celmo de Freitas apresentou um panorama do setor de rochas para os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Cerca de 90 pessoas, entre professores e alunos, acompanharam a apresentação que abordou informações sobre o arranjo produtivo de rochas no Brasil. Entre os conhecimentos compartilhados, Celmo citou dados referentes à mão de obra e as exportações do setor, detalhando a importância e representação do Espírito Santo no cenário de exportações nacionais.
O Estado foi responsável, em 2021, por US$ 1,14 bi de exportações, ou seja, 83,3% das exportações brasileiras. Cerca de 1.600 empresas na cadeia produtiva do setor e o estado são capixabas é responsável por, aproximadamente, 125 mil empregos diretos e indiretos.
Já em abrangência nacional, o Brasil possui a maior diversidade geológica do mundo, são mais de 1.200 variedades de materiais. Além disso, o país é o quarto maior produtor de rochas ornamentais do mundo e o quinto maior exportador mundial de rochas ornamentais.
História das rochas
O evento também contou com a participação da empresária Araciene Scaramuzza Pessin, responsável por administrar duas empresas do setor, a Gramobras Granitos e a Áquila Stone Design. Apresentando diversos projetos e cases do setor, ela também abordou sobre a história e aplicação da rocha.
A empresária é especialista em abordar e fomentar o conhecimento do uso das rochas no urbanismo através da criação de novos produtos, incorporando design e tecnologia, que refletirá na ampliação da cadeia produtiva de rochas ornamentais e ampliará o posicionamento do setor na construção civil, destinando os materiais não apenas para o revestimento, mas para outras aplicações.
Notícias
Sindirochas apresenta panorama do setor de rochas para estudantes de arquitetura em Cachoeiro
28 de Outubro de 2022 . 16h45