Lupa
Notícias
Estudantes de arquitetura fazem visita técnica a empresas de rochas durante a Fenarq
08 de Julho de 2024 . 09h27
Estudantes de arquitetura fazem visita técnica a empresas de rochas durante a Fenarq
Nos dias 04 e 05 de julho, estudantes do curso de Arquitetura da Faculdade América tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o beneficiamento de rochas naturais ao visitarem as empresas do setor. Acompanhados pela assessora institucional do Sindirochas, Alanna Almeida, e pelo assistente de relacionamento, Roberto Xavier, os alunos estiveram nas empresas Bramagran, em Castelo, e Filettos, em Cachoeiro de Itapemirim, e exploraram de perto os processos industriais e as tecnologias utilizadas na transformação dos materiais.

As visitas integraram a programação da Fernarq Desing, a maior feira de Engenharia, Arquitetura e Design do Sudeste, que aconteceu de 04 a 07 de julho no Athenas Hall, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento reuniu profissionais, estudantes e entusiastas do setor, promovendo um ambiente propício para o intercâmbio de conhecimentos e a apresentação de inovações na área.

História do setor de rochas e 150 da imigração italiana
O primeiro dia da Fenarq destacou-se pelo 1º Encontro de Empresários do Setor de Rochas. Com o tema “Rochas Ornamentais: do Pioneirismo à Evolução Atual e suas Potencialidades”, o evento reuniu o presidente do Sindirochas, Ed Martins, o presidente do Centrorochas, Tales Machado, e a empresária Araciene Scaramuzza. Em uma conversa descontraída, eles abordaram a trajetória histórica do setor, discutiram a situação atual e exploraram as perspectivas futuras, oferecendo uma visão abrangente das oportunidades e desafios que o segmento enfrenta.

Durante a feira, o público ainda teve a oportunidade de explorar a história do Espírito Santo por meio da 2ª Edição da Exposição Histórica de Rochas Ornamentais com o tema “Os Italianos e as Rochas”. Outra atração de destaque foi a apresentação de trabalhos de renomados arquitetos e designers, aplicando as rochas capixabas em ambientes. O evento foi o único do Sul Capixaba a integrar o Calendário de Comemorações do Governo Estadual dos 150 anos da Imigração Italiana.