Lupa
Notícias
Solenidade marca abertura da 41ª Vitória Stone Fair
17 de Fevereiro de 2016 . 13h43
Solenidade marca abertura da 41ª Vitória Stone Fair
Ontem começou a 41ª Vitoria Stone Fair, a mais importante feira do mármore e granito da América Latina. O evento, que segue até sexta-feira, 19, reunirá 420 empresas brasileiras e 120 expositores de países como a Turquia, Itália, Índia, Portugal, China, Egito, Grécia e Paquistão. Essa internacionalização reforça a importância do Brasil no setor, consolidando a feira como referência para o mercado da pedra, da construção civil, da arquitetura e design. Em uma economia em recessão, o mercado cresce e traz divisas para o Brasil.

Durante a abertura, o presidente do Sindirochas, Tales Machado, lembrou da primeira edição da feira, realizada em Cachoeiro de Itapemirim, em 1989, no parque de exposições da cidade. “Não tinha estrutura nenhuma e até a baia onde era realizado o concurso leiteiro foi utilizada como espaço do evento. Hoje, mesmo não tendo um centro de convenções, quando olhamos para essa estrutura grandiosa, é impossível não ficarmos encantados”, conta destacando a parceria de sucesso com a Milanez e Milaneze, empresa responsável pela organização do evento.

Tales destacou ainda a produção das empresas capixabas que corresponde a 10% do PIB do Estado. Hoje, são 1.700 empresas ativas que geram cerca de 25 mil postos de trabalho, mas com uma condição que nenhum outro setor oferece, que é emprego em todos os municípios do Estado.

O governador Paulo Hartung, presente na abertura oficial, destacou a inovação e a criatividade, essenciais para fomentar o setor de rochas no Estado. "Não podemos fazer canibalismo com nossos produtos. A disputa predatória não resolve problemas nem a médio e tão pouco a longo prazo. Precisamos ter competitividade sistêmica. Ela não pode ser apenas cambial. Precisamos resolver gargalos históricos em nosso país como a modernização das nossas rodovias, portos, aeroportos e transmissão de dados. Também temos que aproveitar esse período desafiador e promover uma mudança cultural em nosso país usando a educação como ferramenta transformadora", enfatizou o governador.

Durante a solenidade, o presidente do Sindirochas, Tales Machado, e o governador, Paulo Hartung, receberam das mãos do secretário de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira, o Anuário Brasileiro da Mineração 2016, que pela primeira vez divulga informações sobre as rochas ornamentais brasileiras.

Sobre o evento
A Vitória Stone Fair | Marmomacc Latin America 2016 é realizada pela Milanez & Milaneze e promovida pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado (Sindirochas) e Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag). Conta também com apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, Sistema Findes, CNI, Centrorochas, Marble Institute of America e Sebrae, dentre outros.

Serviço
VITÓRIA STONE FAIR | MARMOMACC LATIN AMERICA 2016
41ª Feira Internacional do Mármore e Granito.
Data: de 16 a 19 de fevereiro de 2016.
Horário: 13h às 20h (acesso até as 19h).
Local: Carapina Centro de Eventos – Vitória, Espírito Santo.
www.milanezmilaneze.com.br / www.vitoriastonefair.com.br