Lupa
Notícias
Sindirochas participa da criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Joana
24 de Março de 2016 . 13h02
Sindirochas participa da criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Joana
O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/SEMA) aprovou a criação de um novo Comitê de Bacia Hidrográfica no Estado do Espírito Santo: o Comitê das Águas do Rio Santa Joana (CBH Santa Joana). A decisão ocorreu na reunião do CERH realizada no dia 8 de março, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). Na ocasião, além da eleição para composição das câmaras técnicas, foram empossados os novos conselheiros indicados para fazerem parte do Conselho Estadual que tem representantes de instituições públicas, sociedade civil e usuários de recursos hídricos, entre eles, o Sindirochas.

O comitê foi criado para preencher um vazio institucional na gestão dos recursos hídricos, considerando as particularidades territoriais da região. A sub-bacia do Rio Santa Joana é um importante afluente da Bacia do Rio Doce e abrange os municípios de Itarana, Afonso Cláudio, Colatina e Itaguaçu. Na região, entre os usos dos recursos hídricos, é predominante a atividade agropecuária para irrigação. Entre os desafios para a gestão do CBH Santa Joana está a escassez hídrica, a ampliação da infraestrutura sanitária, a erosão, entre outros. A criação do CBH Santa Joana foi oficialmente aprovada através da deliberação CERH Nº 001 de 08/03/2016, publicado no DIO/ES de 15/03/2016.

As seguintes instituições do setor público possuem representantes no CERH: secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Secti), de Desenvolvimento (Sedes), de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), da Saúde (Sesa), Ministério do Meio Ambiente, secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Bandes.

No setor de usuários de recursos hídricos estão: Findes, Federação da Agricultura, Cesan, EDP Escelsa, Associação de Irrigantes do Espírito Santo, Fecomércio, Sindirochas e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Espírito Santo. Já os representantes da sociedade civil são: Consórcio Guandu, Consórcio Intermunicipal de Saneamento, ONG Força Verde, ONG Sinhá Laurinha, Ifes - Colatina, Ufes, CREA-ES, Associação de Recursos Hídricos do Espírito Santo (AURHES), CBH Benevente e CBH Itaúnas.

No mesmo dia, o conselho também definiu a composição das Câmaras Técnicas de Assuntos Econômicos, Planejamento e Instrumento de Gestão de Recursos Hídricos, Regulação dos Usos de Recursos Hídricos e Legal e Institucional.