Lupa
Notícias
Sindirochas, Findes e Bandes recebem comitivas internacionais da Vitória Stone Fair
19 de Fevereiro de 2016 . 11h08
Sindirochas, Findes e Bandes recebem comitivas internacionais da Vitória Stone Fair
O Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado Espírito Santo (Sindirochas), a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), e o Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes) receberam as comitivas de países como a Alemanha, Polônia, Estados Unidos, Turquia, Canadá e Austrália durante um almoço, nesta quinta, 18, durante a Vitoria Stone Fair. O encontro foi fundamental para ampliar o relacionamento entre as entidades e estabelecer parcerias que possam contribuir para o crescimento e desenvolvimento do setor de rochas ornamentais.
O almoço contou com a presença do vice-presidente da Veronafiere, Guidalberto di Canossa, da diretora da Vitoria Stone Fair, Cecília Milanez Milaneze, do presidente da Findes, Marcos Guerra, do presidente do Bandes, Luiz Paulo Veloso e do presidente do Sindirochas, Tales Machado.

Durante seu pronunciamento, Tales Machado enfatizou as potencialidades do setor que corresponde a 10% do PIB do Estado. “Estamos organizados para estabelecer parcerias com entidades nacionais e internacionais que realizem pesquisas e atuem no desenvolvimento de novas tecnologias e processos aplicáveis à mineração e à indústria, sendo grande indutor da prática de uma atividade sustentável associada aos princípios básicos de responsabilidade ambiental e social”, ressalta.

Segundo Marcos Guerra, o Espírito Santo é o Estado mais industrializado de todo o país. 73% de todo o material brasileiro produzido e exportado de rochas passa pelo Espírito Santo. Para este ano, o Sistema Findes irá inaugurar um novo Senai em Cachoeiro de Itapemirim, voltado para atender todas as demandas dos setores produtivos da região. “Buscamos ampliar a oferta de mão de obra qualificada para a economia local, com a criação das salas de aula e área para laboratórios de rochas e construção civil”, afirma.

O presidente do Bandes, Luiz Paulo Velozo apresentou para os presentes as potencialidades do Espírito Santo. Diante deste cenário, o setor de rochas ornamentais capixaba está estruturado para continuar como protagonista dessa atividade no país.