Lupa
Notícias
Sindirochas e Fucape realizam oficina tributária sobre o setor de rochas
28 de Outubro de 2016 . 16h20
Sindirochas e Fucape realizam oficina tributária sobre o setor de rochas
O Sindirochas realizou através da CATRI (Câmara Tributária), em parceria em parceria com a Fucape, a oficina “Tributação: instrumento de competitividade para o setor de rochas ornamentais do Espírito Santo”. O evento aconteceu no auditório da instituição parceira, em Vitória, e reuniu cerca de 50 participantes. A Fucape criou um centro de estudos que irá analisar as questões levantadas pelo setor, o CEAT (Centro de Estudos e Análises Tributárias), formado por alunos e professores.
O presidente do sindicato, Tales Machado, participou do evento e exaltou a parceria. “O Sindirochas tem atuado com o intuito de contribuir na geração de informação e agregação de conteúdo. Esta parceria vem somar e desenvolver estudos tributários que tragam benefícios para o nosso segmento”, completa.
Segundo o professor-doutor da Fucape, Valcemiro Nossa, o evento foi um pontapé inicial dos trabalhos. “Esta experiência é de grande importância para a academia, que é conhecer a realidade das empresas. Essa integração gera uma troca bem positiva. Nossa ideia é, futuramente, ampliarmos o centro e discutir, também, questões ligadas a outros setores”, explica o professor e doutor Valcemiro Nossa.
Para Miryam Paschke, coordenadora do Projeto Legislação, da CATRI, o resultado do encontro foi positivo. “Estou bem confiante. Nós sempre tivemos dificuldade em interpretar a legislação e esta parceria vem com suporte técnico e acadêmico essencial. Nós ganhamos com a teoria e, eles, com a prática, aprendendo sobre o dia a dia e as dificuldades das empresas”, relata.
O advogado tributarista, Rogério David, elogiou a iniciativa e aposta que este pode ser um marco para o setor nas questões tributárias.

Saiba mais
A CATRI (Câmara Tributária) do setor de rochas é um agrupamento composto por pessoas com formação e experiência nas áreas contábil, jurídica e administrativa, em sua maioria gestores de empresas do setor ou consultores igualmente atuantes junto a elas. Este agrupamento reúne-se uma vez por mês para discutir e levantar demandas que possam contribuir para dinamizar a atuação dos profissionais e das empresas no mercado. Projetos em andamento: Projeto Legislação e o Projeto Compete/Invest