A Revista Rochas publicou matéria sobre a união do Sindirochas e Cetemag. As entidades continuarão desempenhando as funções já estabelecidas
Com a transferência da sede do Sindirochas para as instalações do Cetemag, em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, cujo projeto arquitetônico está em fase final de conclusão, a meta é organizar as atividades das entidades no mesmo ambiente, otimizando as instalações atuais e promovendo melhorias.
A gestão será exercida por um único conselho administrativo, preservando a identidade jurídica, a história e os compromissos assumidos por cada entidade, que continuará desempenhando as funções já estabelecidas, afirmam os presidentes do Sindirochas e do Cetemag, Tales Machado e Eutemar Venturim, respectivamente. Confira parte da entrevista.
Revista Rochas de Qualidade - Quando surgiu a ideia do Sindirochas e do Cetemag somarem as suas estruturas?
Tales Machado - Desde quando tomei posse do Sindirochas, em 2015, já tinha a proposta de unir e fortalecer o trabalho desenvolvido pelas entidades do setor, buscando aplicar o modelo de sucesso similar à Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes-ES) e às demais Federações de Indústrias do Brasil. Ao meu ver, as entidades do setor como Sindirochas, Abirochas, Centrorochas, ANPO, Cetemag, Rochativa e demais associações setoriais de cunho empresarial, ambiental e social, têm o mesmo objetivo final, mas caminham em paralelo e bastante distantes, com pouca interação entre elas. É interessante estabelecermos metas conjuntas e ordenarmos as ações, para termos um melhor planejamento e melhores resultados para o setor.
No caso específico do Cetemag, os pontos positivos imediatos são muitos, e as possibilidades futuras são ainda maiores. A decisão da aproximação das entidades e o trabalho em conjunto já foram adotados e estão sendo realizados.
Nossa ideia inicial é a soma da estrutura física, corpo de colaboradores, associados e dirigentes, para andarmos juntos, sem que a função de cada entidade seja alterada, podendo agir com mais agilidade e menos custo.
Eutemar Venturim – Como presidente do Cetemag, também já havia pensado nessa possibilidade, pois vivenciei a entidade muito fragilizada, mesmo tendo uma importância fundamental para o setor, não por falta de empenho dos dirigentes anteriores, mas, sim, pela falta de percepção do setor para a necessidade de investimento no desenvolvimento da área tecnológica, que é fundamental para sermos competitivos.
Trazer o Sindirochas para as instalações do Cetemag irá ocasionar um melhor aproveitamento do espaço ocioso que temos, com uma estrutura construída de 1.136 m2 em uma área de 10.000 metros quadrados, localizada estrategicamente, onde se ganhará agilidade e possibilidade de novos projetos.
O objetivo fundamental é aproximar os empresários da área técnica do setor, unificando as diretorias do Sindirochas ao Cetemag, associados e colaboradores, cujo resultado será satisfatório para todas as partes envolvidas.
RQ - Quais são os principais objetivos de realizar um trabalho de forma conjunta?
Tales Machado – A ideia é simples: proporcionar um maior e um melhor relacionamento com as empresas, entidades, governo, sociedade, meios de comunicação, técnicos, especificadores e muitos outros que formam o setor, com o objetivo de termos melhores ações e resultados.
Esse trabalho conjunto, realizado no mesmo espaço físico, abre um horizonte de grandes proporções, principalmente para um atendimento de maior agilidade aos associados.
Eutemar Venturim – Os associados serão beneficiados com uma maior eficiência no atendimento devido à aproximação das entidades. Terão acesso aos serviços que cabem ao Sindirochas e ao Cetemag, no mesmo lugar, além de outros que planejamos implantar, como cursos, workshops e eventos.
Inclusive, está em andamento a implantação de um laboratório de análise petrográfica pela Findes, nas instalações do Cetemag, a qual já havia a promessa da instalação desse laboratório e agora será efetivado.
Notícias
Sindirochas e Cetemag somam esforços para obterem melhores resultados para o setor de rochas ornamentais
07 de Julho de 2017 . 09h01