Como resultado de um encontro anterior articulado pela Bancada Federal do Espírito Santo, o presidente do Sindirochas, Tales Machado, e o executivo, Celmo de Freitas, participaram junto com os integrantes da Bancada Capixaba de uma agenda em Brasília, na terça-feira, 22 de outubro, com o intuito de buscar adequações nas normas do transporte de rochas ornamentais.
A reunião contou com a presença do Secretário Nacional de Transportes Terrestres (SNTT) – Interino, Marcello da Costa Vieira, e do Diretor Geral do Denatran, Jerry Adriane Dias Rodrigues. No encontro ficou definido que com vistas a superar demandas urgentes que estão afetando os transportadores e empresas do setor de rochas, poderá haver a publicação de uma Deliberação do Contran para permitir a utilização dos barrotes de madeira sob os blocos transportados e a amarração superior das interas (blocos de menor dimensão). Outros temas terão sua análise desenvolvida, juntamente com técnicos daqueles órgãos e envolvem questões ligadas ao limite de peso por eixo (habitualmente tratado por “entre-eixos”); tratamento isonômico para o setor frente aos demais, permitindo-se o limite de 74 toneladas no transporte de rochas, pois o segmento produtivo entende não haver base técnica para manter o peso máximo imposto ao transporte no segmento em vigor até então; outras como a combinação do limite de PBTC e comprimento do veículo. Abordou-se, ainda, a questão das constantes divergências de peso que são relatadas pelos transportadores em reação a balança móvel em uso no Estado do Espírito Santo.
Notícias
Sindirochas e Bancada Capixaba se reúnem com SNTT e Denatran em busca de atualização da resolução que regulamenta o transporte de rochas
23 de Outubro de 2019 . 15h45