Lupa
Notícias
Sindirochas e Observatório da Indústria/Findes apresentam relatórios de competitividade do setor à Secretaria de Desenvolvimento do ES
18 de Maio de 2023 . 12h12
Sindirochas e Observatório da Indústria/Findes apresentam relatórios de competitividade do setor à Secretaria de Desenvolvimento do ES
Em agenda online no dia 17 de maio, o Sindirochas e o Observatório da Indústria, vinculado à Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), apresentaram relatórios de competitividade do setor de rochas ornamentais e moagem (cal e calcário) referente ao ano-base 2021, à Secretaria de Desenvolvimento do Espírito Santo. Na ocasião, o presidente da entidade patronal, Ed Martins, foi representado pelo vice-presidente, Tales Machado.

Embora os relatórios tenham sido entregues documentalmente ao órgão em 2022, a apresentação formal para a equipe da Secretaria foi realizada agora, devido a ajustes no procedimento e às circunstâncias da pandemia. O mesmo procedimento tem sido adotado a todos os outros segmentos econômicos. As análises foram expostas à Subsecretária Estadual de Competitividade, Rachel Freixo, e demais membros da secretaria e contou com a participação do diretor executivo do Sindirochas, Celmo de Freitas.

Além da apresentação do relatório de competitividade na moagem (cal e calcário), aconteceu o detalhamento do relatório do setor de rochas ornamentais. Este trouxe informações sobre o segmento a nível nacional, bem como uma análise específica do Espírito Santo. Considerando todas as empresas do segmento a nível estadual, registrou-se aumento de 275 postos de trabalho. Ao analisar aquelas participantes do programa de benefício fiscal concedido pelo estado, Compete-ES, houve crescimento significativo de 575 funcionários, entre os anos de 2020 e 2021. Isso indica que as empresas não participantes do programa registraram queda na geração de empregos, frente ao aumento de postos de trabalho daquelas integrantes do Compete.

“A apresentação desses relatórios de competitividade é de extrema importância para o planejamento estratégico e a tomada de decisões no setor de rochas”, pontuou Tales Machado. “Ao analisar dados estatísticos e identificar os pontos fortes e fracos da indústria, é possível direcionar esforços para o crescimento sustentável e a melhoria da competitividade”, completou o diretor executivo Celmo de Freitas.