O Ministério da Infraestrutura está desenvolvendo diversas ações para a desburocratização e redução de custos nas operações de transportes no Brasil, tendo em vista a necessidade de melhoria na eficiência logística do país. A convite do ministério, o Sindirochas participou na terça-feira, 02 de abril em Brasília, de reunião técnica sobre o eixo “Eficiência Logística”, cuja fase inicial contará com um Projeto-Piloto no Espírito Santo.
Esse item faz parte do Projeto 3i – Rede Brasil Inteligente, no âmbito do Programa “Transformação Digital da Gestão da Infraestrutura Federal”. Com a implantação do projeto piloto no Espírito Santo, espera-se obter a configuração e a solução integral para efetiva entrada em produção da Rede Brasil Inteligente em todo Território Nacional, na forma de Política Pública Federal.
O Sindirochas foi representado no encontro pelo executivo Celmo de Freitas. Também estiveram na reunião o Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, o Coordenador Geral do Ministério Infraestrutura, Rone Evaldo Barbosa, além de representantes da Secretaria Nacional de Fomento, Planejamento e Parcerias, Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Codesa, Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga, dentre outros.
O Projeto 3i – Rede Brasil Inteligente consiste basicamente no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), constando as seguintes diretrizes fundamentais:
1. Adoção do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e) como documento único para toda e qualquer operação de transporte rodoviário de cargas e de passageiros;
2. Identificação automática e pesagem dinâmica de veículos em toda a malha rodoviária federal;
3. Integração das várias bases de dados correlacionados às operações de transportes para a desburocratização do processo de obtenção de autorizações, licenças e outros documentos;
4. Automatização do controle e agendamento das operações de carga/descarga nos portos e terminais;
5. Automatização dos processos de obtenção de dados para o planejamento de transportes.
A previsão é que o projeto-piloto seja iniciado no Estado no dia 02 de maio. Até lá, outros encontros serão necessários para ajustes da operação.
Notícias
Projeto de “Eficiência Logística” do Ministério de Infraestrutura será testado no Espírito Santo
05 de Abril de 2019 . 09h23