No dia 12 de abril, o Sindirochas promoveu, na regional em Cachoeiro de Itapemirim, o curso e-Social (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), com o objetivo de orientar as empresas e contribuintes no cumprimento das obrigações advindas do sistema.
As aulas foram ministradas pelo instrutor Adélio Gonzaga, que orientou os participantes sobre as principais regras, com foco nos procedimentos adotados antes e após o início do sistema, bem como sobre as alterações nos procedimentos do departamento pessoal e na estrutura das empresas.
Mudanças para 2016
De acordo com as informações disponíveis no site do Governo Federal, no link economia e emprego que fala sobre o eSocial, a forma de preenchimento e a entrega de formulários e declarações relativas aos trabalhadores pelas empresas que tiveram faturamento superior a R$ 78 milhões no ano de 2014 mudarão a partir de setembro deste ano. As informações que eram atualmente prestadas separadamente à Previdência Social, à Receita Federal e ao Ministério do Trabalho serão unificadas numa mesma plataforma.
Sendo assim, as empresas passarão a utilizar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) obrigatoriamente a partir de setembro, para informar dados como cadastramento, vínculos, contribuições previdenciárias e folha de pagamento, entre outros.
Notícias
Mudança fiscal: Curso eSocial orienta participantes sobre novas regras
15 de Abril de 2016 . 10h49