Lupa
Notícias
Loja Maçônica de Cachoeiro trata sobre o mercado de rochas capixaba em live semanal
07 de Julho de 2020 . 10h21
Loja Maçônica de Cachoeiro trata sobre o mercado de rochas capixaba em live semanal
O presidente do Sindirochas, Tales Machado, foi o convidado principal da Loja Maçônica Compasso do Criador N° 75 na live realizada na segunda-feira, 06 de julho. Em pauta, o setor de rochas do Sul do Espírito Santo e os impactos da pandemia do coronavírus. O grupo tem abordado semanalmente assuntos relacionados aos diversos setores econômicos de Cachoeiro de Itapemirim.

Durante sua apresentação, Tales tratou sobre a força do Espírito Santo no setor de rochas ornamentais e apresentou um panorama sobre os impactos da pandemia da Covid-19 no segmento.

Em 2019, as exportações brasileiras de rochas ornamentais atingiram US$ 1.014 bilhão (dólares), ultrapassando a simbólica marca de um bilhão de dólares por ano. O Espírito Santo possui o maior arranjo produtivo do segmento, com o maior polo processador de rochas ornamentais do Brasil. No primeiro semestre deste ano, o Estado foi responsável por 82,2% das exportações nacionais. No mesmo período, Cachoeiro de Itapemirim se manteve na segunda posição nacional (19% do país) dentre os maiores municípios exportadores de rochas, atrás apenas de Serra (24,7% do país).

Na sequência da apresentação sobre o setor, foi aberto espaço para perguntas com participação ativa dos membros da Loja Maçônica, realizadora do evento. O executivo do Sindirochas, Celmo de Freitas, e o assessor institucional da entidade, Rogério Ribeiro, também participaram do debate. A live teve mediação de Luiz Cláudio Vianna, representante da ARLS Compasso do Criador 75.