Lupa
Notícias
Live aborda normatização dos meios de higiene e prevenção à Covid-19 nas empresas
30 de Junho de 2020 . 15h32
Live aborda normatização dos meios de higiene e prevenção à Covid-19 nas empresas
Evento online reuniu cerca de 140 participantes em transmissão simultânea no Zoom e YouTube

As medidas de prevenção, controle e redução dos riscos de transmissão da Covid-19 nos ambientes de trabalho foram tema de uma live especial realizada pelo Sindirochas e Centrorochas sobre a Portaria Conjunta nº 20, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e do Ministério da Saúde.

O evento online, realizado nesta terça-feira, 30 de junho, teve como foco a conduta nos ambientes de trabalho nas empresas do setor de rochas ornamentais, cal e calcário. A chefe do setor de Segurança e Saúde no Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Espírito Santo, Yana Lorentz Miguez, e o auditor fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Espírito Santo, Marcell Fernandes Santana, foram convidados para debater sobre o tema junto ao assessor jurídico do Sindirochas e especialista em Direito da Economia e da Empresa, Henrique Nelson Ferreira, e ao advogado especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, Gustavo Tavares.

Na abertura, o mediador da live e executivo do Sindirochas e Centrorochas, Celmo de Freitas, destacou a preocupação das entidades do setor de rochas quanto à atualização de seus associados sobre temas pertinentes ao bom funcionamento das empresas.

A Portaria Conjunta nº 20, publicada no último dia 19 de junho, estabelece medidas para prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da COVID-19 em ambientes de trabalho. Cada empresa deve desenvolver seu próprio protocolo de prevenção seguindo os critérios abordados no documento que destaca medidas da rotina empresarial, indicando ações aderentes ao distanciamento social e ações relacionadas aos trabalhadores do grupo de risco. Segundo a portaria, as orientações ou protocolos podem incluir a promoção de vacinação, buscando evitar outras síndromes gripais que possam ser confundidas com a Covid-19.

Durante o debate, o auditor fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no ES, Marcell Fernandes Santana, reforçou a importância do envolvimento do empresário na dinâmica diária da empresa. “A participação do dono da empresa é essencial na adoção dessas medidas de prevenção e combate à pandemia”, frisou.

A live “A Portaria Conjunta 20 e seus impactos para os ambientes de trabalho” reuniu cerca de 140 participantes ao vivo durante realização na plataforma Zoom e transmissão simultânea no YouTube do Sindirochas.

Clique aqui e confira o vídeo completo do evento. 

Plantão trabalhista
A Subsecretaria de Inspeção do Trabalho Regional no Espírito Santo mantém um canal de plantão da fiscalização do trabalho neste momento de pandemia. Os dados do remetente são mantidos em sigilo. Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 17h.
Telefone: 27 3211-5369 ou WhatsApp: 27 3211-5204 ou e-mail: trabalho.es@mte.gov.br

Acesse aqui o texto na íntegra da Portaria Conjunta 20 e confira a as orientações gerais da Anvisa sobre o uso de máscaras faciais de uso não profissional.