Lupa
Notícias
Sindirochas marca presença em evento sobre Ferrovia ES-118
19 de Janeiro de 2022 . 17h22
Sindirochas marca presença em evento sobre Ferrovia ES-118
Convidado pelo Movimento Empresarial Sul Espírito Santo (Messes), o Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (SECTIDES), Tyago Hoffman, falou, nesta terça-feira, 18 de janeiro, em Cachoeiro de Itapemirim, sobre os cenários em relação à instalação da Ferrovia ES-118, que ligará Anchieta X Presidente Kennedy.

O modal representa uma oportunidade logística para o Espírito Santo e, conforme lembrou o secretário, já tem a construção de um dos trechos definida, ligando Vitória a Anchieta. Apesar dos avanços e compromissos já firmados, Tyago alertou que ainda há obstáculos para se chegar a uma versão final do projeto de acordo com as perspectivas do Estado.

Provocado por participantes quanto aos créditos de ICMS de empresas do estado, o Secretário Tyago Hoffmann, externou que se encontra em desenvolvimento e análise um novo decreto permitindo a utilização dos referidos créditos.

O presidente do Sindirochas, Ed Martins, participou da agenda acompanhado pelo vice-presidente da entidade e presidente do Centrorochas, Tales Machado, e do diretor executivo, Celmo de Freitas. O evento reuniu políticos e lideranças empresariais do sul do Espírito Santo. Bruno Passoni, presidente do Messes, Victor Coelho, prefeito municipal de Cachoeiro de Itapemirim, e Munir Abud, diretor-presidente do Bandes, foram alguns dos presentes.

Em seu pronunciamento, o presidente do Bandes falou sobre as oportunidades de apoio às empresas e destacou os recursos disponíveis no banco à espera de projetos. Segundo ele, o desafio da instituição é encontrar projetos para receber os cerca de R$ 1 bilhão disponíveis para investimento.

O CEO do Porto Central, José Maria Vieira Novaes, também teve oportunidade de atualizar sobre o estágio em que se encontra o projeto do porto, afirmando que já obteve as licenças necessárias e atua na aquisição de recursos para efetivamente iniciar as obras. Segundo ele, o Porto Central, já tem contratados com clientes cerca de 12 milhões de toneladas de carga (petróleo) a serem anualmente movimentadas pelo terminal.