O Sindirochas, em parceria com o Centrorochas, apresentou os resultados de um importante estudo sobre a emissão de gases de efeito estufa no setor de rochas naturais durante o Painel “Inventário de Gases de Efeito Estufa IBRAM – Resultados do Setor”, realizado no dia 10 de setembro, durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), um dos eventos mais relevantes de mineração da América Latina, realizada pelo IBRAM, de 09 e 12 de setembro.
A apresentação aconteceu no dia 10 de setembro e foi conduzida pelo assessor jurídico para questões ambientais do Sindirochas, Victor Athayde, que destacou os dados obtidos e os desafios que o setor ainda enfrenta na coleta de informações mais abrangentes.
Athayde reforçou que, embora a base de análise atual seja pequena, o Sindirochas e o Centrorochas estão comprometidos em melhorar essa coleta de dados com o recém-lançado projeto EPD (Environmental Product Declaration), em parceria com o IFES. O projeto visa mensurar, nos próximos dois anos, a pegada de carbono do setor, demonstrando o menor impacto ambiental das rochas naturais em comparação com outros materiais de revestimento.
Durante o painel, também foram evidenciadas ações concretas já implementadas para promover a sustentabilidade do setor, como o reaproveitamento de 95% da água utilizada na produção e o desenvolvimento de subprodutos a partir de resíduos, como no projeto FiBRO, que apoia a economia circular ao fornecer insumos para indústrias cerâmicas e cimentícias.
Athayde concluiu ressaltando a importância de uma regulação mais racional e assertiva por parte da gestão pública, em linha com o novo programa da nova indústria brasileira, para facilitar a implementação de práticas sustentáveis no setor de rochas naturais.
Notícias
Setor de rochas destaca sustentabilidade em estudo sobre gases de efeito estufa apresentado na Exposibram
12 de Setembro de 2024 . 17h02