Os membros do Conselho de Administração do Sindirochas visitaram as instalações do laboratório de formação de mão de obra para o setor de rochas ornamentais do Senai, em Cachoeiro de Itapemirim, após reunião periódica do grupo realizada no dia 13 de setembro.
“A visita foi uma excelente oportunidade para a gente ver de perto toda a estrutura oferecida no laboratório e conhecer mais sobre a formação de mão de obra para o setor”, afirmou o presidente do Sindirochas, Ed Martins. No local, estão sendo preparadas turmas de jovens aprendizes, já tendo havido a formação de duas turmas.
Antes de visita, porém, os conselheiros da entidade debateram uma extensa pauta de assuntos importantes para o setor de rochas ornamentais capixaba. Principais temas abordados:
- Cachoeiro Stone Fair
Foi apresentado um balanço dos resultados da feira, realizada de 23 a 26 de agosto. Com um público qualificado, a Cachoeiro Stone Fair se firmou como ambiente propício para bons negócios. Com 180 marcas expositoras, a feira mais tradicional de rochas ornamentais da América Latina, surpreendeu e registrou a presença de cerca de 20 mil pessoas, de 800 cidades brasileiras e 26 diferentes países. A edição deste ano também foi marcada pelo consumo de energia de fonte 100% renovável, não agredindo o meio ambiente. O Certificado de Energia Renovável (International Renewable Energy Certificate), concedido pela Distribuidora Digital Matrix Energia, começou a valer na fase de montagem e seguiu até a desmontagem total dos estandes.
- Diagnóstico de segurança
Houve reforço na importância da adesão ao diagnóstico situacional de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) do setor de rochas ornamentais, fruto de parceria firmada entre o Sindirochas, o Sesi-ES e Sebrae-ES. “Não podemos ser irresponsáveis e trabalhar a qualquer custo, principalmente quando se fala na segurança do trabalhador. É importante que todas as empresas façam o diagnóstico. Nosso objetivo maior é preservar a vida dos colaboradores e evitar acidentes”, frisou Ed Martins. Anunciado no final de maio, o levantamento busca ampliar e otimizar ações para promoção da saúde e segurança, prevenção de acidentes e melhoria da competitividade e produtividade do setor de rochas do Espírito Santo. Serve, ainda, como forma de ajustar-se as exigências legais, evitando, além dos riscos a segurança do trabalhador, custos financeiros e a imagem das empresas.
- Formação dos Comitês Temáticos
A fim de agilizar a condução dos assuntos em andamento e contar com maior contribuição técnica por parte das empresas associadas, o Sindirochas irá formar Comitês Temáticos permanentes e temporários, de acordo com as prioridades em pauta. A divisão dos temas está em fase de adaptação e a divulgação deve acontecer em breve.
- Participação do Sindirochas em Conselhos
Disposto a dialogar nos diversos ambientes que tratam de assuntos de influência ao desenvolvimento do setor de rochas capixaba, o Sindirochas participa de 41 diferentes conselhos, comitês e câmaras temáticas. O assunto foi debatido pelo conselho que reforçou a importância da presença de representantes da entidade nesses espaços, desde que alinhados com os interesses comuns.
Notícias
Conselheiros do Sindirochas visitam instalações do laboratório de formação de mão de obra para o setor de rochas do Senai-Cachoeiro
14 de Setembro de 2022 . 13h29