O sucesso das feiras se reflete nas oportunidades geradas para a economia tanto do setor envolvido, quanto dos negócios e serviços da região onde o evento acontece. Às vésperas da feira internacional do mármore e granito, a Cachoeiro Stone Fair 2018, que será realizada de 28 a 31 de agosto, Cachoeiro de Itapemirim respira e já sente os reflexos da importância do polo de processamento da região Sul para o setor de rochas ornamentais.
Com efeito multiplicador, a feira impacta de forma positiva no turismo de negócios, hotelaria, transporte, gastronomia, entre outros, gerando empregos e renda. “A realização da feira é sempre muito aguardada porque além de colocar o município em destaque no mercado internacional, movimenta outros setores da economia, como o de serviços e o turístico", confirma o prefeito da cidade, Victor Coelho.
O município é considerado o maior polo processador da América Latina. Dos 350 teares multifio instalados no Brasil, 300 estão no Espírito Santo. “A região conta com 60% das indústrias de beneficiamento de pedras naturais e oferece uma grande diversidade de materiais”, destaca o presidente do Sindirochas, Tales Machado.
A feira, que estimula a conexão entre pessoas e a geração de negócios, conta com uma série de ações e soluções que ampliam as oportunidades entre expositores e compradores, como o projeto Portas Abertas, o Clube do Marmorista e a Academia das Rochas (Abirochas), esse último será lançado este ano na feira.
Tales Machado destaca a importância da feira como ferramenta de apoio para o desenvolvimento das cadeias produtivas do setor. “A feira projetou a cidade de Cachoeiro de Itapemirim no cenário do mármore mundial. A força do arranjo produtivo e a potencialização do evento para o setor é fundamental para esse resultado. A promoção de produtos e serviços ultrapassa os limites do evento. Ganha o setor pelas movimentações comerciais, os setores parceiros e também ganha a região como um todo pela movimentação pré, durante e pós-evento", detalha.
Durante os quatro dias, o evento receberá 180 expositores nacionais de máquinas, equipamentos, insumos, tecnologias e pedras naturais e deve atrair aproximadamente 16 mil visitantes. A Cachoeiro Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo VeronaFiere, com promoção do Sindirochas e Cetemag.
Notícias
Cachoeiro Stone Fair: apoio para o desenvolvimento na região Sul do Espirito Santo
24 de Agosto de 2018 . 17h02