01 - CONSELHO DE RELAÇÕES DO TRABALHO DA FINDES – CONSURT
Órgão que pertence à estrutura de apoio da FINDES à atuação da própria Federação, em todos os seus órgãos, e aos sindicatos que a integram, especificamente na área trabalhista, e ainda por colaboração a entidades governamentais e da sociedade civil. O Conselho reúne-se sempre que convocado por seu presidente.
Representante: Henrique Nelson Ferreira
02 - CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO LEGISLATIVO DA FINDES – COAL
Órgão que pertence à estrutura de apoio da FINDES à atuação da própria Federação, em todos os seus órgãos, e aos sindicatos que a integram, especificamente na área de acompanhamento de proposições legislativas nas esferas estadual e federal, e ainda por colaboração a entidades governamentais e da sociedade civil. Reune-se sempre que convocado por seu presidente.
Representante: Dr. Victor Athayde Silva
03 - CÂMARA SETORIAL DAS INDÚSTRIAS DE MINERAÇÃO DA FINDES
Foi criada com o intuito de fortalecer a cadeia produtiva da mineração no Espírito Santo, defender interesses do setor e garantir interlocução com o poder público. A Câmara é composta por três sindicatos: Sindicato da Indústria de Extração de Pedreiras e Areias de Vitória (Sindipedreiras); Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (Sindirochas); e Sindicato das Indústrias de Cerâmica do Estado do Espírito Santo (Sindicer).
Representantes: Atílio Travaglia / Rubens Puppin
04 - CONSELHO TEMÁTICO DE MEIO AMBIENTE DA FINDES - CONSUMA
Órgão que pertence à estrutura de apoio da FINDES à atuação da própria Federação, em todos os seus órgãos, e aos sindicatos que a integram, especificamente na área de acompanhamento de proposições legislativas nas esferas estadual e federal, e ainda por colaboração a entidades governamentais e da sociedade civil. Reune-se sempre que convocado por seu presidente.
Representante: Rubens Puppin
Suplente: Victor Athayde Silva
05 - CONSELHO TEMÁTICO DE COMÉRCIO EXTERIOR DA FINDES – CONCEX
O Concex tem como objetivo tratar as questões relacionadas ao comércio exterior, analisando as oportunidades e os obstáculos de promoção dos produtos capixabas em novos mercados, bem como as potencialidades locais para novos investimentos, sobretudo aqueles que contribuirão para consolidar as cadeias e arranjos produtivos locais.
Representante: Romildo Ribeiro Tavares / Rogério Dalvi Carneiro / Gilson Dalmásio Tassinari
06 - CONSELHO TEMÁTICO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA DA FINDES – COMPEM
O Compem-ES tem por finalidade atender às necessidades das microempresas de pequeno porte capixabas. O Conselho realiza estudos e propõe estratégias relacionadas ao segmento, bem como discute questões relacionadas ao tratamento fiscal diferenciado, acesso ao micro-crédito, políticas de inovação tecnológica, capacitação empresarial, acesso ao mercado internacional e tratamento trabalhista diferenciado. O Compem é constituído por 5 (cinco) Comitês Setoriais, a saber: Diminuição da Burocracia e da Carga Tributária, Capacitação Empreendedora e Gestão Empresarial, Inserção Internacional, Inovação Tecnológica e Ampliação do Crédito.
Representante: Gilson Dalmasio Tassinari / Maria Alice de Lacerda Alvarenga / Neidivaldo de Almeida Silva
07 - CONSELHO REGIONAL DA FINDES EM COLATINA E REGIÃO
Foi criado para contribuir com o processo de interiorização do desenvolvimento econômico capixaba. Funciona como ponto de apoio do industrial nas macrorregiões do estado. Essas regionais oferecem toda a estrutura e conforto em suas instalações para atender os sindicatos do setor produtivo e suas principais demandas. Com isso, a Findes leva ao interior sua representação institucional e acompanha de perto o processo de crescimento dessas regiões.
Representante: Hugo Humberto Caliman Gobbi
Empresa: WTG Comércio Mineral Ltda.
Tel: (27) 99848-5660 - (27) 3049-2668
Email: wtggranitos@gmail.com
08 - CONSELHO DIRETOR DA FINDES NO MUNICÍPIO DA SERRA
Foi criado para contribuir com o processo de interiorização do desenvolvimento econômico capixaba. Funciona como ponto de apoio do industrial nas macrorregiões do estado. Essas regionais oferecem toda a estrutura e conforto em suas instalações para atender os sindicatos do setor produtivo e suas principais demandas. Com isso, a Findes leva ao interior sua representação institucional e acompanha de perto o processo de crescimento dessas regiões.
Representante: Rogério Castorino Gomes
Empresa: Castorino Marmores e Granitos Ltda
Tel: (27) 3267-1372 - 99962-9444
E-mail: rcastorino@uol.com.br
Suplente: Gilson Dalmazio Tassinari
Empresa: Sindirochas - Sind. Ind. Rochas Ornamentais, Cal e Calcáreos do Estado do Espirito Santo
Tel: (27) 3225-2358 - 99932-2897
E-mail: gerenciavix@sindirochas.com.br
09 - CONSELHO DO SANEAR DE COLATINA
O Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear) atua de forma responsável e eficiente à frente dos problemas existentes nas áreas de saneamento básico e meio ambiente. A autarquia é responsável por uma ampla gama de serviços - abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta e destinação final de resíduos sólidos, coleta seletiva, varrição de logradouros públicos e manutenção de parques, praças e jardins, fiscalização do cumprimento de normas de proteção do meio ambiente e de utilização de recursos naturais, e licenciamento de atividades poluidoras de impacto local. O Conselho Estadual de Meio Ambiente, CONSEMA, através da Deliberação CONSEMA n° 025/2008 de 17 de dezembro de 2008, no uso das atribuições legais, deliberou ao Município de Colatina - ES habilitação para exercer o licenciamento ambiental desses empreendimentos.
Representante: Ralph Pettini
10 - COMISSÃO PERMANENTE NACIONAL DO SETOR MINERAL - CPNM
A CPNM foi criada pela Portaria n.º 2.038, de 15 de dezembro de 1999, publicada no Diário Oficial da União em 20 de dezembro de 1.999 e tem como principal objetivo acompanhar a implementação da nova NR 22 - Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração.
A CPNM tem por princípio a busca de soluções de consenso para a implementação da NR 22 e é composta por cinco representantes titulares e respectivos suplentes da bancada do governo ( Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, Departamento Nacional de Produção Mineral, Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Saúde no Trabalho, Ministério da Previdência e Assistência Social e Ministério da Saúde), cinco representantes titulares e quatro suplentes da bancada dos empregadores (CNC, CNI, CNT e CNF) e cinco representantes titulares e quatro suplentes da bancada dos trabalhadores (FS, CUT e CGT).
Representante da CNI: Romildo Ribeiro Tavares, Diretor Executivo do Sindirochas
11 - SUBCOMISSÃO PERMANENTE NACIONAL DO MÁRMORE E GRANITO - SPNMG
Órgão tripartite subordinado à Comissão Permanente Nacional de Mineração, do Ministério do Trabalho e Emprego, para discussão e encaminhamento de proposições na esfera da regulamentação de legislação trabalhista ligada ao meio ambiente de trabalho, em questões de saúde e segurança do trabalho. Reune-se sempre que convocada por seu coordenador, do MTE.
Representante Titular: Atílio Travaglia
Representante Suplentes: Dr. Henrique Nelson Ferreira / Romildo Ribeiro Tavares
12 - COMISSÃO PARITÁRIA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO DO SETOR DE ROCHAS ORNAMENTAIS - CPS ROCHAS
Comissão paritária entre Sindirochas e Sindimármore, criada por cláusula em Convenção Coletiva de Trabalho, para discutir e propor encaminhamentos na área de saúde e segurança do trabalho no âmbito das duas entidades sindicais. Reune-se sempre que convocada por seu presidente, que alterna-se entre as duas entidades a cada mandato.
Representante Titular:
Dr. Henrique Nelson Ferreira
Romildo Ribeiro Tavares
Edvaldo da Silva Ramos
Gilson Dalmazio Tassinari
Ralph Pettini
13 - COMITÊ DE CLIENTES DO SFA/MAPA-ES
Objetivo principal canalizar reclamações, sugestões, necessidades e requisitos dos clientes daquele órgão, ou seja, das empresas e instituições que dependem dos serviços do ministério, no Espírito Santo, visando a melhoria do seu desempenho. Inicialmente o comitê teve por premissa fazer um diagnóstico sobre a eficiência/eficácia/efetividade dos serviços prestados pelo SFA/MAPA-ES com foco na qualidade do atendimento. Identificados possíveis entraves no andamento dos processos e ações, o comitê submete ao superintendente da SFA/MAPA-ES sugestões de agilização ou até modificação de procedimentos, este comitê não tem fórum decisório, apenas consultivo. Nossa participação se dá na participação nas discussões que são levantadas e atuamos no âmbito do que nossa atividade demanda junto aquele órgão.
Representante Titular: Gilson Dalmazio Tassinari
14 - COMISSÃO MUNICIPAL DO TRABALHO DE NOVA VENÉCIA
Comissão formada por representantes de empregadores, trabalhadores e poder público, o qual tem caráter deliberativo, tendo como finalidade debater, propor, acompanhar e avaliar as políticas e ações na área do emprego, trabalho e renda e das relações de trabalho no âmbito municipal, julgadas necessárias ao desenvolvimento socioeconômico, visando o aumento de oportunidades de inserção do trabalhador no mercado de trabalho.
Representante Titular: Ralph Pettini
15 - CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE – CONSEMA
Órgão colegiado constituído paritariamente por representantes da sociedade civil que tenham representatividade na comunidade, por representantes do setor empreendedor e da administração pública, tendo caráter consultivo, deliberativo, normativo e recursal, e com finalidade e competência prevista por lei.
Representante Titular: Rubens Puppin
Representante Suplentes: Marcos Paraizo
16 - CONSELHO REGIONAL DE MEIO AMBIENTE – CONREMA – I
Órgão colegiado integrante da estrutura organizacional da SEMA, com caráter consultivo, deliberativo, normativo e recursal, com finalidade e competência prevista nos termos da lei complementar nº 152 de 17/06/99.
Representante Titular: Ralph Pettini
Representante Suplentes: Rubens Puppin
17 - CONSELHO REGIONAL DE MEIO AMBIENTE – CONREMA – II
Órgão colegiado integrante da estrutura organizacional da SEMA, com caráter consultivo, deliberativo, normativo e recursal, com finalidade e competência prevista nos termos da lei complementar nº 152 de 17/06/99.
Representante Titular: Rubens Puppin
Representante Suplentes: Cláudio Alberto Carvalho Carneiro
18 - CONSELHO REGIONAL DE MEIO AMBIENTE – CONREMA – III
Órgão colegiado integrante da estrutura organizacional da SEMA, com caráter consultivo, deliberativo, normativo e recursal, com finalidade e competência prevista nos termos da lei complementar nº 152 de 17/06/99.
Representante Titular: Rubens Puppin
Representante Suplentes: Cláudio Alberto Carvalho Carneiro
19 - CONSELHO REGIONAL DE MEIO AMBIENTE – CONREMA – IV
Órgão colegiado integrante da estrutura organizacional da SEMA, com caráter consultivo, deliberativo, normativo e recursal, com finalidade e competência prevista nos termos da lei complementar nº 152 de 17/06/99.
Representante Titular: Edvaldo da Silva Ramos
Representante Suplentes: Rubens Puppin
20 - CONSELHO REGIONAL DE MEIO AMBIENTE – CONREMA – V
Órgão colegiado integrante da estrutura organizacional da SEMA, com caráter consultivo, deliberativo, normativo e recursal, com finalidade e competência prevista nos termos da lei complementar nº 152 de 17/06/99.
Representante Titular: Rubens Puppin
Representante Suplentes: Marcos Paraizo
21 - CONSELHO GESTOR DO FUNDO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE – FUNDEMA
Órgão que tem como objetivo dar sustentação as políticas estaduais do meio ambiente do Espírito Santo.
Representante: Rubens Puppin
22 - CÂMARA TÉCNICA RECURSAL E DE ASSUNTOS JURÍDICOS DO CONSEMA
Objetivos específicos: Apreciar os recursos administrativos para julgamento pelo plenário, na forma estabelecida no regimento interno; Apreciar matéria jurídica que lhe tenha sido encaminhada pelo Presidente do Conselho, para edição de parecer.
Objetivo geral: Atender as demandas solicitadas pelas CTs no que compete aos aspectos jurídicos e técnica legislativa, bem como solicitar informações complementares necessárias ao andamento dos trabalhos da Câmara Técnica.
Representante: Victor Athayde Silva
23 - CÂMARA DE RECURSOS MINERAIS DO CONSEMA
Objetivos específicos:subsidiar ações dos Conselhos na proposição de diretrizes e acompanhamento da política de exploração e beneficiamento de recursos minerais.
Objetivo geral: Propor aos Conselhos, ações para o estabelecimento de diretrizes, critérios, normas, padrões e políticas de gestão, vinculados as competências da CT, bem como solicitar informações complementares necessárias ao andamento dos trabalhos da Câmara Técnica.
Representante: Rubens Puppin
24 - CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – ES (COMAMCI)
Órgão colegiado, consultivo e de deliberação da política municipal de meio ambiente, que se integra na ação conjunta e articulada com os demais órgãos da administração pública Municipal, Estadual e Federal nos termos do art. 144 da Lei Orgânica Municipal. Tem por finalidade participar do planejamento, orientar e disciplinar as atividades do poder público municipal e da sociedade civil, exercendo atividades normativas, deliberativas, consultivas e fiscalizadoras na esfera de sua competência.
Representante Titular: Edvaldo da Silva Ramos
Representante Suplente: Luiz Felipe Romanelli
25 - COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPEMIRIM
Tem como objetivo promover a mobilização da sociedade, das categorias de usuários, do poder público legalmente contemplado e das entidades não governamentais, na formação do Comitê de Bacia, propiciando as condições necessárias a ampla participação dos diversos setores que irão constituir o Comitê no processo de criação e eleição de seus representantes, para o desenvolvimento das funções do Comitê de Bacia, em sua fase inicial de funcionamento.
Representante Titular: Valério Raymundo
26 - CONSELHO DO MEIO AMBIENTE DO ESPÍRITO SANTO EM AÇÃO
Organização não-governamental que tem como objetivo contribuir para a construção de um Estado referência. Contribuir para a formação de uma sociedade melhor e mais justa, e que visa ainda tornar as empresas ainda mais conscientes e participativas em seu papel econômico e social.
Representante Titular: Rubens Puppin
27 - CONSELHO DE ROCHAS DE ESPÍRITO SANTO EM AÇÃO
Organização não-governamental que tem como objetivo contribuir para a construção de um Estado referência. Contribuir para a formação de uma sociedade melhor e mais justa, e que visa ainda tornar as empresas ainda mais conscientes e participativas em seu papel econômico e social.
Representante Titular: Rubens Puppin
28 - COGERES- COMITÊ GESTOR DE RESÍDUOS
Tem como objetivo propor e acompanhar a implementação da Política Estadual de Resíduos Sólidos; Desenvolver o Plano Integrado de Resíduos Sólidos do Estado; Elaborar propostas de acordos, convênios, ajustes ou instrumentos congêneres para a implantação das ações previstas; Elaborar plano para captação de recursos para o desenvolvimento dessas ações; Aprovar o seu Regimento Interno; e Propor a criação de Subcomitês específicos para cada tipo de resíduo sólido.
Representante Titular: Rubens Puppin
Representante Suplente: Valério Raymundo
29 - CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS – IEMA – CRH
Criado a partir da necessidade da integração dos órgãos públicos, do setor produtivo da sociedade civil organizada, visando assegurar o controle da água e sua utilização em quantidade e qualidade. Tem como objetivo promover o aperfeiçoamento dos mecanismos de planejamento, compatibilização, avaliação e controle dos Recursos Hídricos do Estado, tendo em vista os requisitos de volume e qualidade necessários aos seus múltiplos usos.
Representante Titular: Rubens Puppin
Representante Suplente: Gilson Dalmázio Tassinari
30 - COE – CONFERENCIA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE – DESERTIFICAÇÃO
Representante: Rubens Puppin
31 - COMISSÃO MUNICIPAL DO TRABALHO DA SERRA
A Comissão Municipal do Trabalho da Serra – CMT, órgão colegiado, de caráter permanente e deliberativo, é constituída de forma tripartite e paritária, reunindo representação do Poder Público, dos trabalhadores e dos empregadores, com a finalidade de estabelecer, acompanhar e avaliar as políticas municipais de emprego, trabalho e renda, nos termos da Resolução do CODEFAT nº 63 e posteriores alterações, do Decreto nº 6.439-E/95 de criação da Comissão Estadual do Trabalho e da Instrução Normativa Estadual para Criação e Funcionamento das Comissões Municipais do Trabalho.
Representante: Gilson Dalmázio Tassinari
32 - CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE COLATINA E SANEAMENTO AMBIENTAL – COMMASA
Integrante do Sistema Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental, tem o objetivo de manter o ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo ao Poder Público e à coletividade o dever de recuperá-lo, defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Representante: Ralph Pettini
33 – CONSELHO REGIONAL DA FINDES
Foi criado para contribuir com o processo de interiorização do desenvolvimento econômico capixaba na regional onde tiver inserido. Funciona como ponto de apoio do industrial nas macrorregiões do estado. Essas regionais oferecem toda a estrutura e conforto em suas instalações para atender os sindicatos do setor produtivo e suas principais demandas. Com isso, a Findes leva ao interior sua representação institucional e acompanha de perto o processo de crescimento dessas regiões.
Representante: Ralph Pettini
34 – CONSELHO DOS CONSUMIDORES DA EMPRESA LUZ E FORÇA SANTA MARIA AS – COCSAMA
O COCSAMA – Conselho de Consumidores da Empresa Luz e Força Santa Maria SA foi criado em 02 de dezembro de 1993, em cumprimento ao art. 13 da Lei nº 8.631/1993, sendo atualmente regulamentado pela Resolução Normativa ANEEL nº 451/2011. O COCSAMA tem caráter consultivo, voltado à orientação, análise e avaliação de questões ligadas ao fornecimento de energia elétrica, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor pela Empresa Luz e Força Santa Maria.
Participante: Ralph Pettini
35 - GRUPO DE EXECUTIVOS DOS SINDICATOS – CAS/FINDES
O COCSAMA – Conselho de Consumidores da Empresa Luz e Força Santa Maria SA foi criado em 02 de dezembro de 1993, em cumprimento ao art. 13 da Lei nº 8.631/1993, sendo atualmente regulamentado pela Resolução Normativa ANEEL nº 451/2011. O COCSAMA tem caráter consultivo, voltado à orientação, análise e avaliação de questões ligadas ao fornecimento de energia elétrica, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor pela Empresa Luz e Força Santa Maria.
Representante: Gilson Dalmázio Tassinari
36 – CÂMARA SETORIAL DAS INDÚSTRIAS DE MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO, DA FINDE
A Câmara Setorial das Indústrias de Materiais da Construção foi criada para representar e defender os interesses do segmento da construção capixaba com objetivo de melhorar sua competitividade, fortalecer os sindicatos e possibilitar o desenvolvimento do setor no Espírito Santo, liderando o processo de alavancagem do setor. A Câmara é composta por 4 (quatro) sindicatos: Sindicato da Indústria de Extração de Pedreiras e Areias de Vitória (Sindipedreiras), Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado do Espírito Santo (Sinprocim), Sindicato das Indústrias de Cerâmica do Estado do Espírito Santo (Sindicer) e Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (Sindirochas).
Representante: Gilson Dalmázio Tassinari
37 - CONSELHO DIRETOR DA FINDES NO MUNICÍPIO DE ANCHIETA E REGIÃO
Foi criado para contribuir com o processo de interiorização do desenvolvimento econômico capixaba na regional onde tiver inserido. Funciona como ponto de apoio do industrial nas macrorregiões do estado. Essas regionais oferecem toda a estrutura e conforto em suas instalações para atender os sindicatos do setor produtivo e suas principais demandas. Com isso, a Findes leva ao interior sua representação institucional e acompanha de perto o processo de crescimento dessas regiões.
Representante: Gilson Dalmázio Tassinari
38 - CONSELHO DIRETOR DA FINDES NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA
Foi criado para contribuir com o processo de interiorização do desenvolvimento econômico capixaba. Funciona como ponto de apoio do industrial nas macrorregiões do estado. Essas regionais oferecem toda a estrutura e conforto em suas instalações para atender os sindicatos do setor produtivo e suas principais demandas. Com isso, a Findes leva ao interior sua representação institucional e acompanha de perto o processo de crescimento dessas regiões.
Representante: Gilson Dalmázio Tassinari
39 - CÂMARA SETORIAL DAS INDÚSTRIAS DE MINERAÇÃO
A Câmara Setorial das Indústrias de Mineração foi criada para representar e defender os interesses do segmento da mineração capixaba com objetivo de melhorar sua eficiência, logística e competitividade, fortalecendo os sindicatos e possibilitando o desenvolvimento do setor no Espírito Santo. A Câmara é composta por 3 (três) sindicatos - Sindicato da Indústria de Extração de Pedreiras e Areias de Vitória (Sindipedreiras), Sindicato das Industrias de Cerâmica do Estado do Espírito Santo (Sindicer) e Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (Sindirochas).
Representante:
40 - CONSELHO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL JACARENEMA, DE VILA VELHA
O Conselho do Parque Natural Municipal de Jacarenema terá as seguintes atribuições: I - elaborar e aprovar o seu regime interno, no prazo de noventa dias, contando de sua instalação; II - acompanhar a elaboração, implementação e revisão do Plano de Manejo da unidade de conservação, garantindo o seu caráter participativo; III - buscar a integração do Parque com as demais unidades e espaços territoriais especialmente protegidos e com seu entorno; IV - esforçar-se para compatibilizar os interesses dos diversos segmentos sociais relacionados com a unidade; V - avaliar o orçamento do Parque e o relatório financeiro anual elaborado pelo órgão executor em relação aos objetivos da unidade de conservação; VI - manifestar-se sobre obra ou atividade potencialmente causadora de impacto no Parque, em sua zona de amortecimento, mosaicos ou corredores ecológicos; VII - propor diretrizes e ações para compatibilizar, integrar e otimizar a relação com a população do entorno do Parque; VIII - exercer as demais atribuições legais e regimentais. Parágrafo único. O representante da SEMMAS no Conselho do Parque deverá ser o gerente da unidade de conservação, cabendo a este, presidir as reuniões do colegiado, sendo substituído, em seus impedimentos, pelo seu suplente.
Representante Suplente da Findes: Rubens Puppin