Lupa
Notícias
Sindirochas prioriza modelo de gestão
22 de Agosto de 2016 . 10h19
Sindirochas prioriza modelo de gestão
Empresários interessados em melhorar a gestão de seus empreendimentos, desenvolver estratégias e se tornarem mais competitivos devem acompanhar mais de perto as reuniões do Comitê Temático Capital Humano e Inclusão Social (COTCI). No dia 11 de agosto, a parceria com a FAESA resultou na palestra “Modelos de Gestão”, ministrada pela administradora Adriana de Jesus Notaroberto.
Foram apresentados alguns exemplos de modelos de gestão utilizados como: Gestão por Competências, Planos de Cargos e Salários, As Cinco Forças de Porter, GPD – Gestão por Diretrizes, 5W2H, VBM – Gestão Baseada em Valor.
Além da gestão, o desenvolvimento das empresas abrange planejamento estratégico, gerenciamento de processos, de projetos, gerenciamento de riscos, interação matricial (estrutura-processos) e gestão de resultados.
Segundo Adriana, a iniciativa do Sindirochas é essencial. “Como o setor de rochas ornamentais capixaba é muito bem desenvolvido, os empresários precisam estar bem organizados para acompanhar todo processo. É oportuna esta iniciativa do Sindicato. As empresas precisam se organizar melhor, para isto, precisam escolher um modelo de gestão que melhor se adapta a sua realidade. Ele dará os parâmetros para acompanhar os indicadores e medir a evolução do negócio como um todo”.
Durante a reunião, o grupo decidiu realizar pesquisas nas empresas para identificação das ferramentas que trabalham e as que ainda não utilizam, como organogramas, planos de cargos e salários, etc. também foi sugerida apresentações das ações em Cachoeiro de Itapemirim. A próxima reunião do COTCI acontecerá no dia 08 de setembro, às 9h. Todas as empresas estão convidadas.

CATMA e COTCI mais próximos
As marmorarias que participaram da missão técnica e empresarial ao Rio Grande do Sul, no início de agosto, trouxeram na bagagem a experiência das empresas daquele estado e do SIMAG (Sindicato das Indústrias de Mármores, Granitos e Rochas Ornamentais do RS). Destaque para a importância do trabalho baseado em modelos de gestão, planejamento estratégico, planos de cargos e salários e modelos jurídicos adotados. Esses assuntos vêm sendo discutidos no COTCI e a visita reforçou a integração dos dois comitês de trabalho.
Segundo o empresário Edilson Andrade (Angrazul Granitos), o primeiro da esquerda, na foto acima, esta aproximação é de suma importância. “Eu acho importante todas essas reuniões, pois nos esclarecem pontos que muitas vezes não temos conhecimento. Apesar da dificuldade, tenho algumas ações de modelo de gestão implantadas na minha empresa e vejo claramente os benefícios das ações adotadas. Fica mais fácil administrar assim, com planejamento. Única parte negativa é que as algumas empresas ainda não viram a importância desses assuntos. Os empresários precisam participar mais dos comitês”, reforça.