Lupa
Notícias
Sindirochas participa do seminário de apresentação do PERS-ES
20 de Setembro de 2019 . 10h36
Sindirochas participa do seminário de apresentação do PERS-ES
O executivo do Sindirochas, Celmo de Freitas, e o consultor ambiental da entidade, Rubens Pupin, participaram na quinta, 19 de setembro, do seminário de apresentação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Espírito Santo (PERS-ES), realizada em Vitória. O evento foi idealizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema) e aconteceu no auditório Centro de Ciências Exatas (CCE), da Ufes – Campus Goiabeiras.

O PERS-ES é um instrumento exigido pela Lei Federal nº 12.305/2010 (regulamentada pelo Decreto Federal nº 7.404/2010) que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
O plano é condição para que o Estado tenha acesso a recursos da União destinados a empreendimentos e serviços relacionados à gestão de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade. A elaboração do PERS-ES abrange todo o território do Espírito Santo, contemplando um horizonte de 20 anos, e a estratégia proposta para sua elaboração contempla a participação social em todas as suas etapas de execução.

O evento contou com a participação do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabrício Machado, do ex-secretário de meio ambiente, Aladim Cerqueira, além de representantes de várias entidades.