Lupa
Notícias
Palestra de Mário Sérgio Cortella lota auditório com especificadores de rochas
24 de Novembro de 2015 . 15h11
Palestra de Mário Sérgio Cortella lota auditório com especificadores de rochas
O filósofo e professor Mario Sergio Cortella realizou nesta segunda-feira, 23, uma palestra especial promovida pelo Sindirochas e Sebrae, com apoio da Findes. Considerado como um dos principais palestrantes do Brasil, ele discorreu sobre o tema “Ética, indivíduo, sociedade e empresa”.

Ao convidar os mais de 200 presentes a fazer uma reflexão sobre os valores adotados diariamente, Cortella explicou que a ética não é uma fachada ou um cosmético que serve para enfeitar o rosto, é a proteção da decência e está ligada à liberdade de decidir sobre as três grandes questões da vida humana. “Quero, posso e devo. Nem tudo que eu quero eu posso, nem tudo que eu posso eu devo, e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve. Ética está ligada à capacidade de escolher, decidir e julgar por si mesmo”, afirmou.

Ética é um conjunto de valores de uma comunidade e este é um dos pilares do Sindirochas, trabalhar em conjunto com seus parceiros, sempre em busca de excelência. Segundo Cortella, todo sindicato que organiza uma questão sobre ética está cuidando de futuro. “A ética impede aquilo que a gente não deseja; que a gente não quer de maneira alguma que haja uma ruptura, uma fratura daquilo que dá solidez na nossa convivência, ao nosso negócio, à nossa atividade. Por isso, um sindicato, sem dúvida, tem que fazer esta reflexão. E não é para chamar a atenção das pessoas no sentido negativo, é de convidá-las para pensar em como cuidar de futuro”.

Para o diretor técnico do Sebrae, Benildo Denadai, a palestra foi excelente. “As reflexões desta noite abriram a mente de muita gente para um trabalho muito mais honesto e transparente”, afirmou. O Sindirochas foi representado pela sua conselheira, Denise Giestas, que frisou sobre a preocupação constante com a sustentabilidade, o cumprimento da legislação e de todas as regras governamentais. “Nosso objetivo foi colocar isso para os especificadores para eles terem essa preocupação quando eles forem especificar os materiais utilizados”, finalizou.

No momento em que o País passa por uma crise econômica que traz incertezas e insegurança, as palavras do filósofo e escritor serviram de impulso para o público. Mario Sergio Cortella falou por quase duas horas para um público atento de cerca de mais de 200 pessoas que lotaram o auditório da Findes, em Vitória.


Quem é
Mário Sérgio Cortella é escritor e autor de várias obras publicadas, graduado em Filosofia; Mestre e Doutor em Educação pela PUC/SP; professor; membro de vários conselhos; colunista na área de Educação. Ministra palestras por todo o país, além de escrever regularmente artigos para os principais jornais. Participa como âncora, debatedor e comentarista em diversos programas de rádio e televisão.