Lupa
Notícias
Feira Internacional de Mármore e Granito movimenta Cachoeiro
24 de Agosto de 2016 . 11h13
Feira Internacional de Mármore e Granito movimenta Cachoeiro
A abertura oficial da Cachoeiro Stone Fair – feira internacional do mármore e do granito – que aconteceu nesta terça (23) foi marcada por novidades para o setor de rochas ornamentais. O evento contou com autoridades municipais e estaduais, além de representantes de sindicatos do setor de rochas ornamentais.

Na solenidade, o presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais do Estado do Espírito Santo (Sindirochas), Tales Machado, ressaltou a importância da feira e as parcerias do setor com o governo estadual e os órgãos federais. “A feira marca um momento ímpar que reúne novidades em materiais, equipamentos e tecnologia. Temos tido boas relações de parceria com o Governo do Estado, com o DNPM e com a SGM (Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral). Acredito nos projetos do Governador e na atuação dos órgãos minerais que representam o segmento ornamental. Estas relações são fundamentais para a retomada e o fortalecimento da mineração, num momento que está exigindo de todos um empenho especial para recuperação da economia brasileira e para retomada de novos investimentos”, pontuou.

O presidente do Sistema Findes Sesi/Senai, Marcos Guerra, por sua vez, reforçou a realização da obra no Senai de Cachoeiro de Itapemirim e modernização dos laboratórios para atender à demanda do setor de rochas. “Ao todo, estamos investindo R$ 20 milhões na região, criando também uma unidade do Sesi Saúde para atender ao trabalhador da indústria. Nosso foco principal, no entanto, é a formação de bons profissionais para colocar o Espírito Santo em posição de destaque no país. Nossos projetos foram construídos em parceria com as lideranças da região e fico feliz ao ver o setor reunido nesta feira, mostrando sua força e sua criatividade”, garantiu.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, a feira aquece o setor. “Este evento contribui para a geração de negócios, de emprego e de renda e coloca Cachoeiro na vitrine internacional do segmento”, destaca.

O governador Paulo Hartung ressaltou a importância da Cachoeiro Stone Fair para o segmento: “Nesse momento difícil, reunir mais de 200 expositores é motivo de vibração. A feira é de extrema importância para nosso Estado e país, além da repercussão internacional”, afirmou.

Estiveram presentes na solenidade o governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung; o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim Carlos Castiglione; o presidente do Sindirochas, Tales Machado; o diretor geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Victor Hugo Bicca; o presidente do Sistema Findes Marcos Guerra, o superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, entre outras autoridades estaduais e federais.

Visita e palestras movimentarão a feira nesta quinta (25)
O ministro Sarney Filho (Meio Ambiente) confirmou presença na 42ª Cachoeiro Stone Fair. Ele fará uma visita aos estandes nesta quinta-feira, 25.

No mesmo dia, a arquiteta Liliam Araújo ministra a palestra “Novos requisitos da Norma de Desempenho NBR 15575 para o uso de rochas ornamentais na Construção Civil”. O tema aborda os novos parâmetros e requisitos técnicos para as edificações.

Segundo o presidente do Sinduscon-ES, Paulo Baraona, a feira é fundamental para a cadeia produtiva do setor de rochas ornamentais e da indústria da construção. “A Stone Fair é um evento consolidado e bem-sucedido, sendo reconhecido o seu impacto positivo na economia capixaba, com o fomento de novos negócios”, afirma.

Já os lojistas do segmento de materiais de construção podem conferir a palestra “Inovando seu ponto de venda com mármores e granitos”, além de conhecer uma linha de produtos acabados de mármore e granitos feitos para potencializar os negócios na rede de lojas de materiais de construção.

A Cachoeiro Stone Fair é realizada pela Milanez & Milaneze e promovida pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado (Sindirochas), e Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag). Conta também com apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Centrorochas, Sebrae, Sinduscon-ES, CBIC e apoio Sistema Findes Sesi/Senai.


Serviço
Cachoeiro Stone Fair – 42ª Feira Internacional do Mármore e do Granito.
Data: de 23 a 26 de agosto.
Abertura do evento: 23 de agosto, às 17h.
Horário de funcionamento: 14h às 20h (acesso até as 19h).
Local: Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, Rodovia Cachoeiro x Muqui, KM 01, Cachoeiro de Itapemirim.
Informações: telefones 55 (27) 3434-0614 e (27) 3434-0615 ou pelo e-mail info@cachoeirostonefair.com.br.

Foto: Pâmela Koppe (Aqui Notícias)