Lupa
Notícias
Evento em Nova Venécia marca instalação do último Conselho Regional de Desenvolvimento
20 de Setembro de 2019 . 11h56
Evento em Nova Venécia marca instalação do último Conselho Regional de Desenvolvimento
O assessor institucional do Sindirochas, Victor Turbino, representou a entidade patronal na implantação do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Noroeste realizada nesta quinta-feira, 19 de setembro, em Nova Venécia. Este foi o último conselho instituído, dentro do cronograma de ações previstas no Plano Regional de Desenvolvimento do Governo do Estado.

O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira; e o prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Marinho, responderão como presidente e vice-presidente do Conselho, respectivamente.

O evento reuniu diversas autoridades, entre elas o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip; o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc; o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Luiz Paulo Vellozo Lucas; o subsecretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Paulo Menegueli, entre outros.


Saiba mais: Plano Regional de Desenvolvimento
O Plano Regional de Desenvolvimento foi lançado pelo Governo do Estado no dia 10 de abril, em Cachoeiro de Itapemirim. Paulo Menegueli lembra que o objetivo dos conselhos é criar um ambiente de articulação e integração de interesses das microrregiões a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área e buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável.

Além da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), fazem parte do comitê gestor do Plano, a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

A política de desenvolvimento regional tem como diretriz o equilíbrio do desenvolvimento em todo Estado, buscando potencializar os arranjos produtivos existentes e gerar novas oportunidades. A ação de Governo se orienta pela busca do equilíbrio e contemplará ações bem estruturadas, focadas na busca de investidores capazes de consolidar ou adensar cadeias produtivas já existentes.

Ao todo, nove conselhos regionais foram implantados nas microrregiões que compõem o Espírito Santo. Na Grande Vitória, as ações serão realizadas pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), que reúne os sete municípios da região – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão.

(Com informações do Governo ES)