Lupa
Notícias
CE, ES e MG: os três maiores exportadores de rochas do país firmam parceria para fortalecer o setor
16 de Dezembro de 2019 . 17h11
CE, ES e MG: os três maiores exportadores de rochas do país firmam parceria para fortalecer o setor
Juntos, os três estados são responsáveis por cerca de 95% das exportações de rochas ornamentais do Brasil

As principais entidades representativas do setor de rochas ornamentais no país: Centrorochas (Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais), Simagran-CE (Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará), Sindirochas-ES (Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo) e Sinrochas-MG (Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Beneficiamento de Mármores, Granitos e Rochas Ornamentais no Estado de Minas Gerais); acabam de anunciar compromisso firmado entre si para trabalharem em conjunto pelo fortalecimento do segmento no país.

Juntos, os três estados, Ceará, Espírito Santo e Minas Gerais, são responsáveis por cerca de 95% das exportações de rochas ornamentais do Brasil. De janeiro a novembro deste ano, eles movimentaram mais de US$ 795 milhões em faturamento. A parceria representa um protocolo de intenções criando uma agenda positiva para ser executada ao longo do próximo ano, com suporte técnico das quatro instituições.

O acordo firmado tem o objetivo de fortalecer a representatividade do setor de rochas ornamentais brasileiro. “Além de levarmos nossas carências e demandas com mais força junto aos órgãos governamentais, vamos ganhar sinergia na busca por abertura de novos mercados, que é o grande desafio dos empresários brasileiros”, conta o presidente do Sindirochas-ES, Tales Machado. O objetivo foi construir um grupo forte com representatividade ainda maior, que viabilize o aproveitamento das sinergias e amplie o papel político-social do setor de rochas nacional. “Essa parceria surge para dar mais força institucional à cadeia de rochas ornamentais do Brasil”, completa Tales.

Frederico Robison, presidente do Centrorochas, chama a atenção para a representatividade do grupo. “Temos certeza que, com esta parceria, nosso setor ficará ainda mais forte, pois todos nós como entidades estamos imbuídos em um só objetivo e em busca do crescimento, capacitação e reconhecimento do mercado onde nossa representatividade se expandirá tanto no Brasil, quanto no exterior”, afirma.

Segundo Balbino Figueiredo, presidente do Sinrochas-MG, o acordo irá proporcionar uma potencialização das sinergias já existentes nas quatro entidades e aproximará ainda mais o empresariado dos debates e projetos importantes para o crescimento do setor como um todo. “Não existe caminho melhor do que o trabalho em parceria em prol de um objetivo comum. Nossa proposta é deixar o setor ainda mais firme, unido e consistente para batalhar pela representatividade de todo arranjo”, afirma.

O presidente do Simagran-CE, Carlos Rubens, chama atenção para o ponto de convergência entre as entidades parceiras. “Há muitos pontos em comum na agenda institucional das quatro entidades e são muitas as oportunidades conjuntas a serem exploradas, que deverão gerar ganhos para toda cadeia produtiva de rochas. Defendo ainda que o setor no Brasil está sem rumo. É o momento de ser construída uma agenda do segmento envolvendo planejamento, mapa estratégico e um plano de ação”, completa.


Principais estados exportadores (dados novembro-2019)
Espírito Santo – 82,3%
Minas Gerais – 12,4%
Ceará – 1,4%

Principais destinos das exportações brasileiras (dados novembro 2019)
Estados Unidos – 59,3%
China – 11,1%
Itália – 5,4%