Lupa
Notícias
Câmara Tributária vai traçar diagnóstico do setor
18 de Julho de 2016 . 15h43
Câmara Tributária vai traçar diagnóstico do setor
Para se desenvolver, é relevante que as empresas adotem um modelo de gestão com foco no compliance tributário, que envolva toda sua cadeia de operações e os respectivos tributos, para mitigar possíveis riscos. Com este foco, a Câmara Tributária (CATRI) se reuniu quarta-feira, 13 de julho, na sede do Sindirochas, na Serra. Os participantes definiram dois projetos prioritários:
- Projeto Legislação. Visando inicialmente o diagnóstico da realidade do setor na ótica tributária e oportunamente o apontamento de melhorias. Coordenado por Miryam Paschke Heuller (Guidoni Ornamental).
- Projeto Compete/ Invest. Visando o estudo, levantamento e uma melhor adequação do setor aos programas de incentivo fiscal do Estado. Coordenado por Luís Sergio Ribeiro dos Santos (Grupo Brasigran/Corcovado)
Durante a reunião, foi dado o primeiro passo na direção de uma parceria com a Fucape Business School, através da CATRI. Tão logo seja instituída, esta parceria irá possibilitar um diagnóstico sobre os impactos dos tributos para as indústrias, através da participação do setor nas discussões do grupo de estudos em tributação desta instituição. Esta ação irá possibilitar a geração conteúdo técnico para discussão com a Fazenda Estadual. Os presentes defiram ainda, que alguns assuntos fossem remanejados para outro grupo de trabalho, como é o caso das questões de mão-de-obra, que agora são tratadas pelo Comitê Temático Capital Humano e Inclusão Social (COTCI), dentro do projeto Gente e Gestão.