Lupa
Notícias
Alfândega e Coana apresentam novidades do Portal Único para comunidade exportadora e importadora capixaba
16 de Setembro de 2019 . 18h54
Alfândega e Coana apresentam novidades do Portal Único para comunidade exportadora e importadora capixaba
A convite da Alfândega da Receita Federal do Brasil no Porto de Vitória/ES – ALF/VIT, exportadores e importadores capixabas se reuniram nesta segunda-feira, 16 de setembro, para conhecerem as novidades do Portal Único Siscomex. O encontro aconteceu na nova sede do órgão federal, em Vitória, reuniu representantes de empresas do setor de rochas ornamentais e outros segmentos econômicos, além de representantes do Sindirochas e Centrorochas.

As palestras foram conduzidas pelo auditor fiscal da Receita Federal e gerente do Programa Portal Único de Comércio Exterior, Alexandre Zambrano; pelo gerente do projeto RFB, Euzequias Moreira Cunha Filho; e pelo coordenador operacional substituto da Coordenação Geral de Administração Aduaneira (Coana), Felipe Mendes.

O Programa Portal Único de Comércio Exterior é uma iniciativa de reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro. Com essa reformulação, busca-se estabelecer processos mais eficientes, harmonizados e integrados entre todos os intervenientes públicos e privados no comércio exterior. Da reformulação dos processos, o Programa Portal Único passa ao desenvolvimento e integração dos fluxos de informações correspondentes a eles e dos sistemas informatizados encarregados de gerenciá-los. Assim, o Programa Portal Único de Comércio Exterior nasce baseado em três pilares: integração, redesenho dos processos e tecnologia da informação.

Participaram do evento o delegado da Alfândega da Receita Federal do Brasil no Porto de Vitória/ES – ALF/VIT, Fabrício Betto; o executivo do Sindirochas, Celmo de Freitas, e a superintendente do Centrorochas, Alessandra Bertolani.